Já faz parte do Grupo Exclusivo?

Receba Gratuitamente do Guilherme Ávila os melhores "Segredos Mágicos" do Comportamento Humano e Alta Performance!

Qual é o Seu Mindset?

Descubra como seu Mindset funciona e determina a forma pela qual você interpreta o mundo.

Se preferir ouvir em Podcast no SoundCloud (Android ou iPhone), clique aqui.
Se preferir ouvir em Podcast no iTunes (iPhone), clique aqui.

O seu Mindset determina a forma como você interpreta o mundo, o sentido das coisas e os resultados que você alcança. Descubra neste curto artigo como o seu Mindset funciona e como sua vida pode mudar.

Mas antes de tudo, uma pergunta importante: O que é Mindset? Que coisa é essa?

Seu cérebro tem um sistema operacional

No sentido literal da palavra, Mindset seria a configuração da sua mente.

Uma analogia interessante é interpretar o Mindset como sendo o sistema operacional que roda no seu cérebro. Da mesma forma que o Windows, o Linux e o OS X são sistemas operacionais de um computador, o seu cérebro também tem um sistema operacional: é o seu Mindset. É ele quem determina a forma como você interpreta as informações. É ele quem determina a forma como você enxerga o mundo. É ele quem determina o significado das coisas.

Imagine que você e um colega foram ambos demitidos do emprego. A empresa estava passando por uma crise, precisou cortar custos e muitas pessoas foram demitidas. Mas vocês dois interpretaram a demissão de forma diferente:

  • O seu colega desesperou. Ficou triste e frustrado. Começou a questionar a própria competência, pensando que não teria habilidades suficientes para ser qualificado em outro emprego do mesmo nível. Frustrado e diante de todo esse receio, seu colega arrumou nas pressas um outro emprego, recebendo metade do que recebia antes.
  • Você ficou calmo. Refletiu para descobrir as formas pelas quais a demissão do emprego atual abre portas para novas oportunidades, ainda melhores. Descobriu como poderia trabalhar em um local ainda melhor. Depois de uns meses, foi contratado por outra empresa, recebendo o dobro do que recebia antes.

Como que você explica que diante da mesma situação houve comportamentos diferentes e resultados opostos? É simples: você e o seu amigo possuem Mindsets diferentes. O sistema operacional do cérebro dele interpretou os fatos de uma forma X, ao passo que o sistema operacional do seu cérebro interpretou os fatos de uma forma Y. Diante da mesma situação, vocês enxergaram coisas diferentes e, por isso, alcançaram resultados diferentes.

Eu gosto muito dessa frase:

As coisas não possuem sentido, a não ser aquele que nós atribuímos a elas.

E quem que dá sentido às coisas? O seu Mindset! Você pode ter um Mindset fortalecedor, que te empurra para frente, ou um Mindset enfraquecedor, que te sabota e te puxa para trás.

Você só tem acesso ao "Mapa"

Outra analogia interessante é que o Mindset é o mapa que carregamos para interpretar o território. Como assim "mapa" e "território" Guilherme? Vou explicar.

Não conseguimos enxergar o território, conseguimos enxergar apenas o mapa. O que pensamos que seja a realidade na verdade é apenas uma interpretação da realidade: o mapa do território. Temos o mapa do território, mas nunca vamos conseguir saber como o território realmente é.

O que esperamos ser a realidade na verdade é apenas a nossa interpretação da realidade, das centenas de milhares de interpretações que podem existir. Gosto desse pensamento: A realidade não acontece e é observada. Ela acontece porque é observada.

Eu adoro esse assunto sobre percepções da realidade, porque tem tudo a ver com Mágica. Quando tinha 12 anos e comecei a estudar a Mágica, percebi uma coisa simples, mas não tão óbvia: um número de Mágica só funciona porque as pessoas interpretam os fatos e criam sua própria realidade. Somos mestres em dar sentido às coisas e construir uma realidade que não existe. Não vou prolongar muito sobre a parte da Mágica, mas se você tiver interesse é só ler o Livro "A Percepção em Perspectiva" que escrevi sobre esse assunto.

Ok, vamos voltar ao Mindset. Essa frase do Albert Einstein resume tudo (dizem que é do Einstein, mas eu tenho minhas dúvidas):

A realidade é apenas uma ilusão, apesar de ser uma ilusão bastante persistente.

Esse é o motivo pelo qual existem tantas diferenças de opiniões a respeito do mesmo fato: a forma como eu interpreto a realidade é diferente da forma como você interpreta a realidade. O meu mapa é diferente do seu mapa.

Toda grande jornada começa com um mapa. E o melhor momento para ter o mapa é antes de entrar na floresta. Por isso, tudo começa com o seu Mindset.

Ciclo para Resultados Extraordinários

Na minha Palestra "A Mágica da Motivação para Resultados Extraordinários", eu costumo ensinar um processo muito interessante que ocorre em 5 etapas. Eu chamo este processo de Ciclo para Resultados Extraordinários (C.R.E), porque é justamente isso: uma sequência de passos que forma um ciclo de ganho de momentum para alcançar grandes resultados em qualquer aspecto da vida.

Vou falar mais sobre o C.R.E em outras oportunidades aqui no blog, mas, por enquanto, o que importa é que o primeiro passo deste Ciclo é justamente... adivinha? É o Mindset. O Mindset é o começo de tudo!

Mas o que determina o Mindset? Como nosso Mindset é formado? Vou te dizer: seu Mindset é alimentado pelas suas crenças.

Quais são suas crenças?

Se suas crenças são limitantes, seu Mindset será limitante e sua vida será limitada. Pois se não acredita que é possível, você não chega nem a tentar. As suas crenças determinam os seus comportamentos: é o que você acredita que determina o QUE você faz e COMO você faz.

Se você quer conseguir alguma coisa na vida, o primeiro passo é acreditar que você consegue. É fundamental. Tem tudo a ver com a sua mentalidade, com o que passa na sua cabeça. Se você quer ter um maior desempenho no que você faz, mas você não acredita que você consegue ter um maior desempenho, você já vai entrar em campo derrotado.

Costumo dizer que:

As suas crenças sobre quem você é e quem você pode ser determinam precisamente quem você será.

Muitas vezes, a diferença entre uma atuação medíocre ou brilhante não se baseia na sua capacidade, mas sim no seu Mindset naquele momento determinado.

Uma mente fora do controle pode ser sua maior inimiga. Dirigida, pode ser sua maior amiga. Se você desenvolve o senso de certeza absoluta que as crenças poderosas proporcionam, então pode realizar praticamente qualquer coisa, inclusive aquelas que as outras pessoas têm certeza que são impossíveis.

Sabe aquela frase "Diga-me com quem andas que te direi quem és"? Da mesma forma como as pessoas com quem você convive influencia suas atitudes, os seus pensamentos e as suas crenças também influenciam suas atitudes. Então podemos dizer:

Diga-me em que acreditas que eu te direi quem és.

  • Algumas pessoas acreditam em perder. Outras pessoas acreditam em vencer.
  • Algumas pessoas acreditam em doença. Outras pessoas acreditam em saúde.
  • Algumas pessoas acreditam tristeza. Outras pessoas acreditam em felicidade.
  • Algumas pessoas acreditam crise. Outras pessoas acreditam em prosperidade.
  • Algumas pessoas acreditam em fracasso. Outras pessoas acreditam sucesso.

Aumente seu termostato!

Imagine que você está em uma casa no Canadá durante o inverno. Lá fora está nevando muito, um frio absurdo. Mas você está confortável, porque está dentro de casa e o aquecedor está ligado. O termostato está configurado para 23 graus Celsius, então a temperatura está ótima dentro de casa. Se você abre a janela, vai entrar um ar muito frio. A casa vai começar a esfriar, até ficar insuportavelmente frio. Mas se você fechar a janela, depois de um tempo tudo volta a ficar bem novamente, porque a temperatura volta a ficar no nível configurado pelo termostato: 23 graus.

A mesma coisa acontece com nossas vidas. Temos um termostato mental, que define o nível de resultados que conseguimos alcançar. Às vezes coisas acontecem lá fora e mudam a nossa vida, mudam nosso estado mental. Mas com o tempo voltamos ao nível configurado pelo termostato. Qualquer mudança que vem de fora é efêmera, assim como o vento frio que entra pela janela em uma casa com o aquecedor ligado.

Se você quer alcançar resultados maiores, você precisa aumentar o termostato da sua mente. Há diversas formas de realizar mudanças efêmeras, mas a única forma de conseguir mudanças permanentes é mudando o Mindset. É nos permitir possuir um Mindset superior.

Quando você configura o termostato do seu Mindset para um nível superior, você consegue enxergar o território com um outro mapa. E a parte boa é que apenas uma pessoa é responsável por regular seu termostato. Você.

Agora é você!

Os seus pensamentos têm um poder muito forte. Infelizmente muitas pessoas usam o poder dos pensamentos contra elas mesmas! Mentalizam as coisas dando errado, o fracasso e a derrota. Mentalizam o pior cenário.

Você já sabe que o seu Mindset é alimentado pelas suas crenças. Quais crenças você escolhe ter? Pare um momento e avalie as suas crenças. Em geral, você espera que as coisas funcionem bem ou mal? Você entra em campo esperando que seus melhores esforços sejam um sucesso, ou você já entra em campo derrotado, imaginando que tudo vai dar errado?

  • Pergunta 1: Diante de uma situação difícil, você costuma enxergar o potencial ou você enxergar os obstáculos? Você costuma enxergar problemas ou enxergar oportunidades?
  • Pergunta 2: Reflita um pouco sobre a metáfora do "termostato mental". Saiba que você tem uma "temperatura" configurada no seu termostato. Será que você poderia aumentar essa temperatura? Quais resultados isso faria na sua vida?

Você pode deixar seu comentário aqui em baixo.

Um forte abraço e felicidade sempre!

Guilherme Ávila