Já faz parte do Grupo Exclusivo?

Receba Gratuitamente do Guilherme Ávila os melhores "Segredos Mágicos" do Comportamento Humano e Alta Performance!

Aprenda Técnica de Mágica Para Mudar Seus Pensamentos

Neste artigo, eu vou mostrar como você pode aprender uma técnica de Mágica para questionar um mito da auto ajuda e trazer mais resultados para a sua vida.

Se preferir ouvir em Podcast no SoundCloud (Android ou iPhone), clique aqui.
Se preferir ouvir em Podcast no iTunes (iPhone), clique aqui.

Sou fascinado pela ciência do desenvolvimento pessoal. Realmente acredito que não há nada mais poderoso do que assumirmos o controle do auto desenvolvimento para gerar mudanças. Quando as pessoas mudam, o mundo muda! Mas ao mesmo tempo, confesso que fico decepcionado com algumas publicações em blogs e até mesmo livros de auto-ajuda. Muitos conselhos sem fundamentos, argumentos sem provas científicas, etc.

Se você já leu algum livro de auto-ajuda, você já deve ter ouvido falar da recomendação de "eliminar pensamentos negativos". Para uma pessoa que quer emagrecer e precisa parar de comer chocolate, funciona mais ou menos assim: "Se você quer parar de comer chocolate, é só não pensar em chocolate."

É isso que ensinam. Eu já ouvi diversas vezes. Você também, tenho certeza. Minha pergunta: funciona?

Vamos investigar!

Em meados de 1980, o psicólogo Daniel Wegner, da Universidade de Harvard, fez um estudo para descobrir se era verdade a frase de Dostoiévski retirada de Notas de Inverno sobre Impressões de Verão:

"Tente não pensar em um urso polar e você verá que a imagem deste maldito urso lhe virá à mente a cada minuto".

O experimento de Wegner confirmou que a frase de Dostoiévski estava correta. (Para saber mais sobre a metodologia da pesquisa, leia o livro do Daniel Wegner "White Bears and Other Unwanted Thoughts: Suppression, Obsession, and the Psychology of Mental Control")

Logo depois, outro estudo comprovou os efeitos do "Urso de Dostoiévski" na auto estima das pessoas. As pesquisadoras Jennifer Borton e Elizabeth Casey da Hamilton College em Nova Iorque, constataram que ao tentar ignorar pensamentos negativos, as pessoas acabam com uma visualização ainda mais forte desses pensamentos.

Resumindo, as pesquisas comprovam que essa recomendação de livros de auto-ajuda vai por água abaixo.

Aprendendo com a Mágica

Quando comecei a pensar sobre esse problema, foi impossível não pensar como um Mágico. A recomendação de não pensar em chocolate sugere claramente "eliminar atenção". E aí que está o erro. Em vez de eliminar a atenção, deveríamos pensar em desviar a atenção. Desviar a atenção do chocolate. E Mágicos são mestres em desvio de atenção, você deve imaginar... rs!

O que poucas pessoas sabem é que não há como simplesmente retirar a atenção de uma pessoa de um ponto A. Se um Mágico quer retirar a atenção de uma pessoa de um ponto A para realizar um movimento secreto, a melhor estratégia é concentrar a atenção da pessoa em um ponto B. Então a solução não é remover o foco. Ao contrário, é concentrar o foco! Ao concentrar seu foco no ponto B, você imediatamente enfraquece seu foco no ponto A. Falo sobre isso em maiores detalhes no capítulo 8 do meu Livro "A Percepção em Perspectiva" que escrevi em 2012.

O que os Mágicos sempre souberam de forma empírica foi comprovado cientificamente por Daniel Wegner, Jennifer Bordon e Elizabeth Casey. Que doideira.

Tá, mas e o chocolate?

Bem, agora ficou mais fácil saber o que fazer. Se você quer emagrecer e precisa parar de comer chocolate, em vez de tentar eliminar sua atenção do chocolate (ponto A), procure concentrar sua atenção em outras coisas (ponto B). Você pode utilizar esta técnica para qualquer pensamento frustrante que você até então não conseguiu remover de seu foco.

Da próxima vez que você se pegar dizendo "Eu não posso pensar nisso. Não vou pensar nisso! Não vou pensar nisso!", saiba que está entrando em uma luta contra o urso de Dostoiévski. É você contra o urso. Não há como ganhar.

Palestra de Vendas em 2011

Lembro que em 2011 fui contratado para realizar uma Palestra com temática de vendas para uma equipe de corretores de uma grande imobiliária aqui em Brasília. Como eu era novo no mercado de Palestras e além disso tive que construir números de mágica personalizados específicos para aquela Palestra, estava um pouco apreensivo de algo dar errado.

Na mesma hora, resolvi utilizar o conhecimento dos Mágicos: concentrar minha atenção em outro ponto. Como se eu fosse desviar a minha própria atenção. Em vez de tentar não pensar no que poderia dar errado, comecei a pensar em coisas que dariam certo: nas diversas horas que ensaiei e todo o esforço que dediquei à construção dos números e à apresentação daquela Palestra. Desviei meu foco do ponto A e concentrei no ponto B. Imediatamente, fiquei mais confiante e me senti melhor.

Agora é você!

Utilize esta estratégia no seu dia-a-dia: em vez de tentar remover um pensamento A da sua mente, pense em concentrar sua atenção em um pensamento B.

  • Pergunta 1: Quais pensamentos (ponto A) você gostaria de eliminar do seu foco?
  • Pergunta 2: Quais seriam os outros pensamentos (ponto B) nos quais você deveria concentrar seu foco?

Gostou dessa sacada?

Deixe seu comentário aqui em baixo dizendo o que achou desse insight, beleza? Vou adorar ler seu feedback.

Forte abraço e sucesso sempre!

Guilherme Ávila.